-
Arquitetos: Spiecker Sautter Lauer Architekten
- Área: 2420 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yohan Zerdoun, Spiecker Sautter Lauer Architekten
-
Fabricantes: AGROB BUCHTAL, GRAPHISOFT, Schöck
Descrição enviada pela equipe de projeto. As comunidades de Rickenbach e Herrischried, localizadas na região da Floresta Negra, com um total de 6.600 moradores, uniram esforços para reestruturar seu ambiente escolar. Após vencerem dois concursos de design em 2016, a Spiecker Sautter Lauer Architects, de Freiburg, foi selecionada para ampliar o edifício escolar existente em Rickenbach, transformando-o em uma escola primária em tempo integral para ambas as comunidades. Além disso, a empresa foi encarregada de expandir o edifício escolar em Herrischried, transformando-o em uma escola secundária para alunos do quinto ao décimo ano. No entanto, desafios como o aumento geral nos custos de construção e problemas no fornecimento de materiais específicos resultaram em um período de planejamento e construção mais longo. O edifício em Herrischried foi finalizado em 2022.
Foram instaladas sete salas de aula com salas adjacentes, salas para até três turmas ou grupos, espaços de aprendizagem flexíveis, uma área administrativa e de professores, além de uma cantina com capacidade para 72 lugares e uma cozinha totalmente equipada para servir até 300 refeições por dia. O novo edifício de três andares está situado no lado noroeste do edifício existente, em frente à entrada principal. A disposição compacta do edifício foi planejada para minimizar o impacto na paisagem.
O edifício existente e o novo são ligados apenas por uma entrada transparente no térreo, que também serve como área protegida das intempéries durante as férias escolares. O salão de reuniões e a cantina no piso térreo do novo edifício constituem o coração do complexo escolar. A sala de música adjacente pode ser usada como bastidores para eventos. As outras salas de aula estão localizadas no primeiro e segundo andares, dispostas em torno do centro do edifício e iluminadas por claraboias. Os espaços de aprendizagem flexíveis estão ao longo da fachada sul dos andares superiores.
O edifício foi projetado como uma construção híbrida de baixo custo, apresentando uma estrutura de concreto resistente e uma fachada em estrutura de madeira de menor resistência. O revestimento vertical da fachada é feito de madeira local, sem tratamento.